top of page

Carlinhos pesa 420 quilos

12/07/2015

Arrancam portas para receber paciente obeso Hospital trata homem com 420 quilos.  transferência de um paciente com 420 quilos de Patos, no estado brasileiro da Paraíba, para o Hospital das Clínicas de Recife, capital do estado de Pernambuco, exigiu uma verdadeira operação de guerra e muitas mudanças.

Bombeiros, operários, médicos, técnicos de manutenção e outros profissionais foram mobilizados nas duas cidades para permitirem a transferência de Carlos António dos Santos Freitas, de 28 anos. O doente vai submeter-se a um rigoroso tratamento para perda de peso e depois a uma cirurgia para redução do estômago. As dimensões físicas de Carlinhos – nome pelo qual o brasileiro é conhecido – exigiram até obras no Hospital das Clínicas de Recife, ligado à Universidade Federal de Pernambuco. A porta da enfermaria onde o doente vai ficar, no décimo andar do edifício, e outras por onde terá de passar para fazer exames, por exemplo, teve de ser arrancada e operários tiveram de aumentar o espaço, para permitir a passagem do paciente. Três equipas dos Bombeiros de Recife, chamados a colaborar, foram enviadas para o hospital. Quando o jovem chegou, oito soldados da paz revezaram-se na missão de tirá-lo da carrinha onde percorreu os 434 quilómetros que separam Patos e Recife. Carlinhos foi colocado numa maca ultra-resistente, fabricada no setor de manutenção do próprio hospital, tal como a cama que vai ocupar na enfermaria. Para acomodar o paciente na carrinha, os bancos traseiros do veículo tiveram de ser removidos. No lugar dos assentos foi colocado um colchão que precisou de muita gente para ser erguido com segurança até ao veículo. No trajecto, o jovem foi acompanhado por médicos, enfermeiros e pela mãe. Devido ao peso, Carlinhos não consegue andar nem deitar-se. Viveu os últimos dois anos sentado no chão da sala da casa da família. Segundo o médico que o acompanha em Patos há cinco anos, Pedro Augusto Dias, o jovem sofre de diabetes, pressão alta, problemas respiratórios e urinários, além de um distúrbio neurológico que o faz ter uma compulsão irresistível por comida. No Hospital das Clínicas de Recife, o jovem vai ser acompanhado por uma equipa médica multidisciplinar reunida para o atender. Um programa especial foi criado para que Carlinhos reduza o peso até ter condições de fazer a cirurgia de redução do estômago, que depois acelerará naturalmente a continuação do seu processo de emagrecimento. Credenciais: Correio da Manhã. PT

Please reload

Propriedade da Extreme-Cyber Café (nome fantasia). Este portal e o domínio está registrado internacionalmente e obedece às regras internacionais.

bottom of page